top of page

X FESTIVAL NOVAS FREQUÊNCIAS

03.11.2020 – 16.01.2021

Rio de Janeiro

Curadoria | Curator

Chico Dub

Artistas | Artists

/ ABENÇ0ADA (BA) / CAMILA PROTO (RS) / LUIZA SCHULZ VAZQUEZ X CELINA KUSCHNIR (RJ/Áustria, RJ/Argentina) /
/ MANUEL PESSÔA DE LIMA X LOLA LUSTOSA (SP/Alemanha, RJ/Alemanha) / MAY HD (BA) / NAVES CILÍNDRICAS (CE/RJ) / TANTÃO E OS FITA (RJ) / Acendam os Spotlights: Uma Conversa com Jocy de Oliveira / Jocy de Oliveira x Lilian Zaremba (PR/RJ, RJ) / Irmãs Brasil (SP/RJ) / Vozes do Experimental: 10 Depoimentos Sobre a Cena / MONASSTEREO x Pedro Sodré x Nathalia Cipriano (BA/RJ, RJ/EUA, RJ) / Renata Roman (SP/Cuba) / DEAFKIDS (SP) /
/ DRENDIELA (MG/DF) / EVEHIVE x MAIWSI AYANA (RJ/SP, SP) / KAKUBO (PR/SP) / AYA IBEJI (RJ/SP) / BARULHISTA X J.P. CUENCA (MG/SP, RJ/SP) / MARCELA LUCATELLI (SP/Dinamarca) / B-ALURIA (RJ) / G. PAIM (MG/PR) / / O GRIVO (MG) / THESSIA MACHADO (PR/EUA) / FLORA HOLDERBAUM X NANATI FRANCISCHINI X MARINA MAPURUNGA X TÂNIA NEIVA (SC, CE/BA, SP, SP/PB)

(...)

Duas obras buscam visualidades – ou materialidades – distantes do elemento virtual. Ainda que também se manifeste na forma de vídeo. CLARÃO, da dupla Fronte Violeta, também pode ser experienciado em meio à queima de incensos especiais concebidos pelas próprias artistas, trazendo outras camadas sensoriais para a proposta. Em mais um proposição que investiga a palavra – só que agora dentro do contexto de uma arte sonora não-coclear (que se refere ao som, mas de forma silenciosa, sem o componente de áudio) – Camila Proto cola lambe-lambes pelas ruas do Centro do Rio e propõe uma espécie de zona de escuta onde cada cartaz apresenta frases de textos emblemáticos da literatura brasileira – obras, dentre outros, de Clarice Lispector, Guimarães Rosa e Mário de Andrade.

|

Two works seek visualities – or materialities – far from the virtual element. Even if it also manifests itself in the form of video. CLARÃO, by the duo Fronte Violeta, can also be experienced amid the burning of special incense designed by the artists themselves, bringing other sensorial layers to the proposal. In yet another proposition that investigates the word – but now within the context of a non-cochlear sound art (which refers to sound, but in a silent way, without the audio component) – Camila Proto glues lambe-lambes through the streets of Center of Rio and proposes a kind of listening zone where each poster presents phrases from emblematic texts of Brazilian literature – works, among others, by Clarice Lispector, Guimarães Rosa and Mário de Andrade.

Obra exibida | Exhibited work

Zonas de Escuta do Livro

2020

Intervenção | Intervention

fig. 1; 2; 3; 4

Clipping

https://novasfrequencias.com/2020/sobre/

https://medium.com/revista-bravo/o-ano-x-1ffd581793d

https://www.popload.com.br/novasfrequenciasx

https://vejario.abril.com.br/coluna/rita-fernandes/dez-anos-musica-experimental

https://gamarevista.uol.com.br/achamos-que-vale/assistir/novas-frequencias-x/

https://amarello.com.br/2020/12/arte/os-10-anos-do-festival-novas-frequencias/

Captura de Tela 2023-10-09 às 23.53.28.png
fig. 1
Captura de Tela 2023-10-09 às 23.57.11.png
fig. 2
Captura de Tela 2023-10-09 às 23.56.48.png
fig. 3
Captura de Tela 2023-10-09 às 23.57.20.png
fig. 4

ZONAS DE ESCUTA 2021 Interveção Desenvolvido para o Novas Frequências, Zonas de escuta são mapas em forma de lambe-lambe que tomam as ruas do Rio de Janeiro. O que aconteceria se pudéssemos adentrar um território literário por meio dos sons que ali se escutam? Ou se, de repente, as linhas do texto transformassem-se em relevos, fronteiras e espaços, a cada sonar da palavra? Zonas de escuta convidam à visita de distintos universos literários através do que ali soa, juntamente ao que ressoa em relação à tudo que está a sua volta. | LISTENING ZONES 2021 Intervention Developed for Novas Frequências, Listening Zones are lick-shaped maps that take over the streets of Rio de Janeiro. What would happen if we could enter a literary territory through the sounds heard there? Or if, suddenly, the lines of the text were transformed into reliefs, borders and spaces, with each sound of the word? Listening zones invite you to visit different literary universes through what sounds there, along with what resonates in relation to everything around you.

bottom of page