top of page

PRÊMIO COMCIÊNCIA

12.12.2019 – 15.03.2020

Museu de Minas e Metais da Gerdau (MG)

Artistas | Artists

Paul Rosero Contrera (Quito, Equador), Henrique Roscoe (Belo Horizonte, Brasil), Jack Holmer (Curitiba, Brasil), Cesar & Lois (São Paulo, Brasil / San Marcos, USA), Thatiane Mendes (Belo Horizonte, Brasil) e Camila Proto (Porto Alegre, Brasil).

Obra exibida | Exhibited work

Ilha Sonora

2019

Instalação sonora interativa | Interactive sound installation

fig. 2

Clipping

https://2019.programacomciencia.org.br/

https://www.revistamuseu.com.br/site/br/noticias/nacionais/7485-10-11-2019-mm-gerdau-inaugura-a-exposicao-comciencia-arte-ciencia-e-tecnologia-na-terca-feira-13.html

https://www.aberje.com.br/museu-mm-gerdau-apresenta-exposicao-inedita-de-obras-que-exploram-a-relacao-entre-arte-ciencia-e-tecnologia/

https://www.revistavoto.com.br/museu-mm-gerdau-de-bh-apresenta-exposicao-inedita-de-obras-que-exploram-relacao-entre-arte-ciencia-e-tecnologia/

Catálogo

Captura de Tela 2023-10-10 às 00.19.54.png

ILHA SONORA 2019 Instalação multimídia 1,2m x 0,4m x 1,4m “Os geógrafos dizem que há dois tipos de ilhas. Eis uma informação preciosa para a imaginação, porque ela aí encontra uma confirmação daquilo que, por outro lado, já sabia. Não é o único caso em que a ciência torna a mitologia mais material e em que a mitologia torna a ciência mais animada. As ilhas continentais são ilhas acidentais, ilhas derivadas: estão separadas de um continente, nasceram de uma desarticulação, de uma erosão, de uma fratura, sobrevivem pela absorção daquilo que as retinha. As ilhas oceânicas são ilhas originárias, essenciais: ora são constituídas de corais, apresentando-nos um verdadeiro organismo, ora surgem de erupções submarinas, trazendo ao ar livre um movimento vindo de baixo; algumas emergem lentamente, outras também desaparecem e retornam sem que haja tempo para anexá-las.” (Trecho de “Causas e razões das ilhas desertas”, de Gilles Deleuze, 2004) A formação das ilhas, ora continentais ou oceânicas, geralmente nos remete à um mistério oculto da natureza, invisível aos olhos, que sob as profundezas do substrato terrestre, em camadas latentes de matéria em movimento, organiza-se de forma sintomática, como um texto que, apesar da sua imaginável configuração espacial, está sempre em vias de se escrever – e se subscrever diferentemente. Todavia, sabemos que a Terra está sob constante estímulo vibratório, dos astros, do cosmos que a circunda, e que esta dança de partículas é uma das, se não a grande agenciadora de corpos, de formas, de tudo que vemos, tocamos, sentimos, de toda presença humana, inumana, territorial. As ondas que vibram, formam. E o som que resulta dessas ondas se acusa como causa. Não logramos ver, mas ouvimos uma ilha se formar. Distante, para além do alcance dos ouvidos, foi possível perceber a sobreposição de substrato, a delimitação de fronteiras que emergem da água ou que se deslocam da costa: o craquear das rochas que, ora acumulavamse em graves batuques, ora desmanchavam-se em zumbido agudo, transformando-se em areia fina. A ilha, revelada pela escuta, agora ocupa a vista. Chama a atenção dos marinheiros, dos pescadores que por ali circulam com seus silenciosos barcos à taquara. A notícia se espalha, a mídia toma conta. Uma ilha que surgiu através do som? Mas que som é esse? Talvez o som da cidade que incide nos corpos d’água, essa paisagem pós-industrial que preenche todos os silêncios do tempo, que produz incessantes massas acústicas que se proliferam pelo ar. Não o som que eclode de dentro da Terra, pois esse ninguém consegue perceber. Mas a causa mais direta que afeta nossos tímpanos, que às vezes inclusive nos deixa surdo, com dor de cabeça, delirante. Os sons da cidade que formaram uma ilha. Mas que ilha é essa? Qual sua forma? Como ela se revela? É a partir dessa narrativa ficcional que a instalação “Ilha Sonora” toma forma, tratando da possiblidade do som como criador de territórios para além daqueles percebidos pela sociedade. O projeto baseia-se na premissa do movimento das ondas sonoras como agenciador de estruturas matéricas, onde a frequência e a vibração variam em sua função organizadora e ao mesmo tempo um conjunto de arquivos busca traçar os caminhos teóricos e metodológicos dessa ficção, demonstrando as pesquisas de campo realizadas para o desenvolvimento de tal teoria, mesclando elementos factuais, científicos, com outros poéticos, inventados. Esquizofrênica. Desta forma, a ficção sobre a Ilha Sonora parte da afirmação de que a paisagem sonora do antropoceno, com o tempo, foi influenciando na geografia do estuário do rio Guaíba e, devido à variação de suas frequências, intensidades e alturas, estes sons acabaram por interferir diretamente no solo, movimentando sedimentos e gerando um acúmulo suficientemente grande para culminar no surgimento de uma nova ilha – imaginária, invisível, ou ainda, nunca percebida. A ilha, de fato, está em constante mutação e agenciamento, no meio do espaço expositivo. O improvisado deslocamento dos resíduos de sua formação, além da sua localização geográfica invisível, é o que interessa para a artista: a narrativa fictícia criada sobre a ilha nada mais sugere ao público do que uma outra dimensão do tempo-espaço em relação ao som, e ao que ele está produzindo, diariamente e matéricamente, para além da nossa percepção. O trabalho busca criar este diálogo entre o som e a cidade, colocando nas mãos do público o poder de criação de um território possível que, de modo colaborativo, vai se reformulando a cada transição sonora. Camila Proto Colaboradores: Cássio Borba Lucas, Caroline Jacobi, Gustavo Tessler, Léo Tietboehl, Lucas Furtado, Paulo Henrique Lange, Rafael Jeffmann, Roberta Dias, Silvia Pont | SONORA ISLAND 2019 Multimedia installation 1.2m x 0.4m x 1.4m Partnership: Cássio Borba Lucas, Caroline Jacobi, Gustavo Tessler, Léo Tietboehl, Lucas Furtado, Paulo Henrique Lange, Rafael Jeffmann, Roberta Dias, Silvia Pont “Geographers say there are two types of islands. This is precious information for the imagination, because she finds there a confirmation of what, on the other hand, she already knew. It is not the only case in which science makes mythology more material and in which mythology makes science more animated. Continental islands are accidental islands, derived islands: they are separated from a continent, they were born from a disarticulation, an erosion, a fracture, they survive through the absorption of what held them back. Oceanic islands are original, essential islands: sometimes they are made up of corals, presenting us with a true organism, sometimes they arise from underwater eruptions, bringing movement into the open air from below; some emerge slowly, others also disappear and return without there being time to attach them.” (Excerpt from “Causes and reasons for deserted islands”, by Gilles Deleuze, 2004) The formation of islands, whether continental or oceanic, generally reminds us of a hidden mystery of nature, invisible to the eye, which beneath the depths of the earth's substrate, in latent layers of matter in motion, is organized in a symptomatic way, like a text which, despite its imaginable spatial configuration, is always in the process of writing itself – and subscribing itself differently. However, we know that the Earth is under constant vibratory stimulus, from the stars, of the cosmos that surrounds it, and that this dance of particles is one of, if not the great organizer of bodies, of forms, of everything we see, touch, feel, of all human, inhuman, territorial presence. The waves that vibrate, form. And the sound that results from these waves are blamed as the cause. We couldn't see it, but we heard an island forming. Distantly, beyond the reach of our ears, it was possible to perceive the overlapping of substrate, the delimitation of borders that emerge from the water or that move from the coast: the cracking of rocks that, at times accumulating in serious drumming, at times dissolving into a hum. sharp, turning into fine sand. The island, revealed by listening, now occupies the view. It attracts the attention of sailors and fishermen who pass by with their silent bamboo boats. The news spreads, the media takes over. An island that appeared through sound? But what is that sound? Perhaps the sound of the city that hits bodies of water, this post-industrial landscape that fills all the silences of time, that produces incessant acoustic masses that proliferate through the air. Not the sound that erupts from inside the Earth, because no one can perceive that. But the most direct cause affects our eardrums, which sometimes even leaves us deaf, with a headache, and delirious. The sounds of the city that formed an island. But which island is this? What is its shape? How does it reveal itself? It is from this fictional narrative that the installation “Ilha Sonora” takes shape, dealing with the possibility of sound as a creator of territories beyond those perceived by society. The project is based on the premise of the movement of sound waves as an agent of material structures, where frequency and vibration vary in their organizing function and at the same time a set of files seeks to trace the theoretical and methodological paths of this fiction, demonstrating the research fieldwork carried out to develop such a theory, mixing factual, scientific elements with other poetic, invented ones. Schizophrenic. In this way, the fiction about the Sonora Island is based on the assertion that the anthropocene soundscape, over time, influenced the geography of the Guaíba river estuary and, due to the variation in its frequencies, intensities and heights, these sounds ended up directly interfere with the soil, moving sediments and generating an accumulation large enough to culminate in the emergence of a new island – imaginary, invisible, or even never noticed. The island, in fact, is in constant mutation and agency, in the middle of the exhibition space. The improvised displacement of the residues of its formation, in addition to its invisible geographical location, is what interests the artist: the fictional narrative created about the island suggests nothing more to the public than another dimension of time-space in relation to sound, and what he is producing, daily and materially, beyond our perception. The work seeks to create this dialogue between sound and the city, placing in the hands of the public the power to create a possible territory that, in a collaborative way, will be reformulated with each sound transition. Camila Proto Colaborators: Cássio Borba Lucas, Caroline Jacobi, Gustavo Tessler, Léo Tietboehl, Lucas Furtado, Paulo Henrique Lange, Rafael Jeffmann, Roberta Dias, Silvia Pont

Montamge MMGerdau.jpg
fig. 1
Captura de Tela 2023-10-10 às 00.19.03.png
fig. 2
Captura de Tela 2023-10-10 às 00.18.42.png
fig. 3
Captura de Tela 2023-10-10 às 00.18.49.png
fig. 13
fig. 4
Captura de Tela 2023-10-10 às 00.19.29.png
fig. 13
fig. 5
Captura de Tela 2023-10-10 às 00.20.02.png
fig. 13
fig. 6
bottom of page