Tantos Brasis
2019

A série de podcasts "Tantos Brasis" foi realizada para o 6 Festival Kino Beat (2019), e surge como um manifesto pela possibilidade futura de um Brasil outro. Permeado pela ginga entre uma realidade distópica e uma fabulação imanente, a narrativa dança por um resgate do presente e da urgência do debate de questões decoloniais, sobre as mudanças climáticas e a intolerância cultural. A viagem pelo tempo-espaço brasileiro apresenta distintas estéticas sonoras, como gravações de campo, rádios-novela como diários de bordo, e produções imersivas independentes, a fim de estabelecer uma experiência singular para cada um dos episódios. 

Assim, o trio de podcasts pode ser considerado como peças sonoras, ficções audíveis ou mesmo acontecimentos sônicos: é no escutar destes outros mundos possíveis que o futuro do país mostra-se condicional variável. 

 

SOBRE OS PODCASTS:

SUBMERSA

A equipe liderada pela comandante Iara ruma em direção à Terra, planeta anos luz debaixo d'agua após o derretimento de todas as calotas polares, com a missão de extrair combustível do fundo do oceano brasileiro. Ao chegarem à Baía de Todos os Santos, deparam-se com uma sociedade brasileira que adaptou-se às novas condições de vida. Vistos como extraterrestres, a tripulação de Iara é capturada pelos brasileiros e deve negociar a sua soltura. O conflito toma caráter não apenas comunicacional como também ideológico no momento que Iara passa a questionar-se sobre a possibilidade de colonização daquele povo que, na verdade, são seus próprios ancestrais. O podcast tem formato de diário de bordo, narrado pela comandante.

Ficha Técnica:
Roteiro e Produção: Camila Proto
Atores:
Ana de David
Danuta Zaghetto
Marcelo Mertins
Mirna Spritzer
Paulo Roberto Farias
Pós produção: Lucas Hugueney
Arte da capa: Ainda Vivo, 2017 - Letícia Lopes

ESCUTE AQUI!

ESFERA CY

Como seria uma viagem pelos estratos geológicas do planeta? Esfera Cy pretende ser um salto do centro da Terra ao espaço, em um movimento vertical e ascendente de percepção das camadas que nos constituem. O podcast propõe uma experiência imersiva sonora.
Ficha Técnica
Roteiro, produção e pós-produção: Camila Proto
Arte da capa: Tempo Fixo - Alexandre Copês

ESCUTE AQUI!

TERRA ABSOLUTA

Um menino morador de uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul é contemplado com um dos prêmios mais importantes da música erudita do país. Pedro, de apenas 9 anos, possui ouvido absoluto. Contudo, o caso revela-se polêmico: durante uma entrevista, seus pais afirmam que o menino nasceu com deficiência auditiva. Uma dupla de jornalistas da universidade vai até a família para desvendar o mistério e se depara com uma situação ainda mais peculiar: todos os moradores da região possuem elevadas capacidades auditivas. A dúvida sobre a causalidade de tal fenômeno paira entre o estilo de vida da comunidade e a intensa produção de sementes orgânicas do MST. O podcast tem formato documental.
Ficha técnica:
Roteiro e Produção: Camila Proto
Atores:
Fernanda Netto de Souza
Iker Zwarnieski Netto
Luiz Amorim
Marcelo Freire
Renata Guimarães Netto
Roberta Dias
Sandro Daniel Córdova
Pós-produção: Rafael David

ESCUTE AQUI!

Captura de Tela 2021-11-24 às 09.58.56.png
Captura de Tela 2021-11-24 às 09.59.14.png