Tantos Brasis
2019
A série de podcasts "Tantos Brasis" foi realizada para o 6 Festival Kino Beat (2019), e surge como um manifesto pela possibilidade futura de um Brasil outro. Permeado pela ginga entre uma realidade distópica e uma fabulação imanente, a narrativa dança por um resgate do presente e da urgência do debate de questões decoloniais, sobre as mudanças climáticas e a intolerância cultural. A viagem pelo tempo-espaço brasileiro apresenta distintas estéticas sonoras, como gravações de campo, rádios-novela como diários de bordo, e produções imersivas independentes, a fim de estabelecer uma experiência singular para cada um dos episódios.
Assim, o trio de podcasts pode ser considerado como peças sonoras, ficções audíveis ou mesmo acontecimentos sônicos: é no escutar destes outros mundos possíveis que o futuro do país mostra-se condicional variável.
SOBRE OS PODCASTS:
SUBMERSA
A equipe liderada pela comandante Iara ruma em direção à Terra, planeta anos luz debaixo d'agua após o derretimento de todas as calotas polares, com a missão de extrair combustível do fundo do oceano brasileiro. Ao chegarem à Baía de Todos os Santos, deparam-se com uma sociedade brasileira que adaptou-se às novas condições de vida. Vistos como extraterrestres, a tripulação de Iara é capturada pelos brasileiros e deve negociar a sua soltura. O conflito toma caráter não apenas comunicacional como também ideológico no momento que Iara passa a questionar-se sobre a possibilidade de colonização daquele povo que, na verdade, são seus próprios ancestrais. O podcast tem formato de diário de bordo, narrado pela comandante.
Ficha Técnica:
Roteiro e Produção: Camila Proto
Atores:
Ana de David
Danuta Zaghetto
Marcelo Mertins
Mirna Spritzer
Paulo Roberto Farias
Pós produção: Lucas Hugueney
Arte da capa: Ainda Vivo, 2017 - Letícia Lopes
ESFERA CY
Como seria uma viagem pelos estratos geológicas do planeta? Esfera Cy pretende ser um salto do centro da Terra ao espaço, em um movimento vertical e ascendente de percepção das camadas que nos constituem. O podcast propõe uma experiência imersiva sonora.
Ficha Técnica
Roteiro, produção e pós-produção: Camila Proto
Arte da capa: Tempo Fixo - Alexandre Copês
TERRA ABSOLUTA
Um menino morador de uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul é contemplado com um dos prêmios mais importantes da música erudita do país. Pedro, de apenas 9 anos, possui ouvido absoluto. Contudo, o caso revela-se polêmico: durante uma entrevista, seus pais afirmam que o menino nasceu com deficiência auditiva. Uma dupla de jornalistas da universidade vai até a família para desvendar o mistério e se depara com uma situação ainda mais peculiar: todos os moradores da região possuem elevadas capacidades auditivas. A dúvida sobre a causalidade de tal fenômeno paira entre o estilo de vida da comunidade e a intensa produção de sementes orgânicas do MST. O podcast tem formato documental.
Ficha técnica:
Roteiro e Produção: Camila Proto
Atores:
Fernanda Netto de Souza
Iker Zwarnieski Netto
Luiz Amorim
Marcelo Freire
Renata Guimarães Netto
Roberta Dias
Sandro Daniel Córdova
Pós-produção: Rafael David