Imagem&Ação

2017

CRIADA
BRINCO
ESPAÇO
FORMA
CONTROLE
TRAVA 
ANDAR
PISO
SEXO
LÍNGUA
LEVE
MANGA
CABO
DAMA
PENA


Este trabalho propõe um jogo realizado entre dois corpos masculinos que, ao receberem palavras, são instigados a interpretá-las e, sem olhar para o outro, representar a partir dos movimentos de seu corpo aquelas palavras ditas. Ambos os corpos estão no mesmo espaço, mas não se veem, pois revezam-se na posição de frente para a câmera, e a cada nova palavra, trocam de lugar e de ação. 
Este jogo é construído a partir de palavras polissêmicas, em que:

 

polissemia
substantivo feminino
lex ling multiplicidade de sentidos de uma palavra ou locução (p.ex., prato 'vasilha', 'comida', 'iguaria', 'receptáculo de balança', 'instrumento musical' etc.; pé de moleque 'doce', 'tipo de calçamento').



As palavras polissêmicas criam uma configuração distinta para as ações, considerando que uma mesma palavra possui distintos significados na cultura popular. Por não possuir som, este vídeo se propõe à recepção a partir do movimento dos corpos e da interpretação pessoal dos atores, criando uma circunstância de múltiplas possibilidades imagéticas a partir de um mesmo gatilho.
O jogo transita entre dois tempos: o presente e a ação futura, estabelecendo uma preposição reflexiva e um convite ao ação. 

O vídeo foi exposto na exposição coletiva "Sem Título n1", na Pinacoteca Barão de Santo Angelo, em Porto Alegre, 2017.

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This work proposes a game performed between two male bodies that, when receiving words, are prompted to interpret them and, without looking at each other, to represent from those movements of their body those words spoken. Both bodies are in the same space, but do not see each other, as they take turns facing the camera, and with each new word, change places and action.
This game is built from polysemic words, in which:


polysemy
feminine noun
lex ling multiplicity of meanings of a word or phrase (eg, 'bowl', 'food', 'delicacy', 'balance receptacle', 'musical instrument' etc .; 'sweet', 'kid's foot' pavement type ').

 

Polysemic words create a distinct configuration for actions, considering that the same word has different meanings in popular culture. Having no sound, this video is intended for reception from the movement of bodies and the personal interpretation of the actors, creating a circumstance of multiple imagery possibilities from the same trigger.
The game moves between two times: the present and the future action, establishing a reflexive preposition and an invitation to action.

 

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