Segredos Carbonáticos
shells and documents
(2023)
PT
Se pudéssemos criar um aparelho, similar ao fonógrafo, que “lesse” as ranhuras e padrões inscritos nas conchas, que mensagens escutaríamos? No texto de 1919, “O Som Primordial”, Rilke nos convida a experimentar posicionar o fonógrafo sob qualquer ranhura e ouvir, por exemplo, a sutura coronal. Seguindo tal proposição, interessa a este trabalho os segredos do tempo e da vida revelados pelas texturas desta coleção de conchas, por onde inúmeros seres e lugares passaram e também fizeram morada. Segredos Carbonáticos é uma instalação multimídia e torna esta experimentação realidade através da exibição de (1) uma coleção de conchas variadas, que revelam os padrões e variações de composição; (2) um diagrama prototipal para um fonógrafo de conchas; e (3) relatos de escutas das amostras. O público, assim, é convidado a aproximar-se da mesa de amostragens e “escutar”, a partir dos relatos escritos, que sinais estariam contidos em cada grupo de conchas. A utilização de metodologias e formatos científicos dá à instalação respaldo e veracidade, produzindo dubiedade em relação à existência ou não de tal prática.
A coleção de conchas é resultado de anos de coleta, de Camila e Alvaro Proto.
EN
If we could create a device, similar to a phonograph, that “read” the grooves and patterns inscribed on the shells, what messages would we hear? In the 1919 text, “The Primordial Sound”, Rilke invites us to try placing the phonograph under any groove and listening, for example, to the coronal suture. Following this proposition, this work is interested in the secrets of time and life revealed by the textures of this collection of shells, where countless beings and places have passed and also made their home. Carbonatic Secrets is a multimedia installation and makes this experimentation a reality through the display of (1) a collection of varied shells, which reveal the patterns and variations of composition; (2) a prototype diagram for a shell phonograph; and (3) reports of listening to the samples. The public is therefore invited to approach the sampling table and “listen”, based on written reports, to see what signs would be contained in each group of shells. The use of scientific methodologies and formats gives the installation support and veracity, producing doubt regarding the existence or not of such a practice.
The shell collection is the result of years of collecting by Camila and Alvaro Proto.